Oratório de Salão – MO 087
Oratório originário de Minas Gerais, provavelmente datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Dobradiças e ganchos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
 
Oratório Ermida – MO 084
Oratório originário da região Norte de Minas Gerais, presumivelmente datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco, verde e amarelo. Douramento feito por folhas de ouro, apresentando punções. Gaveta avulsa com quatro (04) puxadores. Dois (02) espelhos de fechadura em metal amarelo. Dobradiças de ferro. Pequenos ganchos de ferro nas laterais internas, entre as portas e o frontal do nicho. Acabamento conectivo feito por encaixes, colagens, cravos e pregos.
 
Oratório Ermida – MO 074
Oratório ermida originário do Nordeste do Brasil, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Dobradiças e ganchos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório Ermida – MO 085
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Tons predominantes em azul e verde. Acabamento conectivo em cravos, pinos e encaixes.
 
Oratório Ermida – MO 089
Oratório presumivelmente originário de Pernambuco, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Predominância de tons avermelhados, azuis, brancos e dourados. Dobradiças e fecho em ferro. Sistema de fechadura preso por parafusos, com lingueta e orifício sem espelho para encaixe da chave. Frontão avulso. Acabamento conectivo feito por encaixe, colagens e cravos.
 
Oratório Ermida – MO 093
Oratório originário de Minas Gerais, provavelmente datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira entalhada e recortada, apresentando policromia e douramento. Policromia possuindo marmorizado, tonalidades predominantes em verde claro, azul, vermelho e marrom. Dobradiças e ganchos de ferro. Tramela de madeira. Par de torres de encaixe. Verso com traves pregadas e duas pequenas chapas de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens, cravos e pregos industriais.
 
Oratório Ermida – MO 095
Oratório originário da região norte de Minas Gerais, datável em princípios do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia predominante em azul, amarelo, vermelho, verde e branco. Dobradiças e gancho de ferro. Partes coladas, pregadas e encaixadas. Cavilhas. Abertura na porta para sistema de fechadura. Fecho de ferro à moda de tramela.
 
Oratório Ermida – MO 096
Oratório originário do Nordeste do Brasil, datável do século XVII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada. Acabamento conectivo em colagens, cavilhas, pregos e sambladuras. Gaveta avulsa. Resquícios de policromia e douramento.
 
Oratório Ermida – MO 145
Oratório originário do Nordeste do Brasil, datável de fins do século XIX. Apresenta a função de esmoleiro. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Acabamento conectivo feito com pregos e sambladuras. Orifícios na base do nicho para depósito de esmolas. Fenda para encaixe de tramela. Acabamento conectivo feito por cravos e encaixes. Gaveta avulsa com fechadura. Dois (02) puxadores em pitão. Possui função de esmoleiro e cofre.
 
Oratório Ermida – MO 146
Oratório originário da Bahia, datável de fins do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia com marmorizado e resquícios de prateamento feito com purpurina. Frontal aberto com vão livre sem vidro. Laterais com vãos de janelas. Fundo com portinhola apresentando tramela de madeira e duas (02) dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
 
Oratório Ermida – MO 168
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, provavelmente jacarandá, com policromia e douramento. Douramento com presença de esgrafito e punções. Imagem do Divino Espírito Santo em nicho ao alto, compondo uma espécie de relicário, que apresenta anteparo de vidro. Ferragens na fechadura e dobradiças. Espelho de fechadura. Marchetaria com madeira mais clara.
 
Oratório Ermida – MO 200
Oratório originário de Minas Gerais, datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco, rosa, marrom em gradações, contendo marmorizado. Dobradiças de ferro. Acabamento conetivo em minhoto, malhete, pregos e colagens. Espelho de fechadura com caixa. Fecho interno tipo aldrava ou de correr, possuindo orifício.
 
Oratório Ermida – MO 219
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia.
 
Oratório Ermida – MO 309
Oratório de madeira recortada e entalhada, com resquícios de douramento, possuindo caixa em forma de cruz latina. Externamente, apresenta estrutura composta por rendilhados diversos. Na área frontal, moldura simples balizando rendilhado com resquícios de douramento, levemente recuado, feito por elementos fitomorfos com treze (13) flores de oito (08) pétalas cada. Na área lateral, moldura simples demarcando rendilhado, em mesmo plano, feito por arcos entrelaçados. Forro em madeira inteiriça. Frontão vazado em forma de arco abatido, possuindo moldura com arrebites pontiagudos e pequeno arco na parte superior, apresentando preenchimento em rendilhado fitomorfo com florão de oito (08) pétalas ao centro. Internamente, fundo forrado por tecido azul com elementos fitomorfos em baixo relevo.