Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Nordeste do Brasil

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 146,0 x 85,0 x 46,0 Aberto: 147,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Oratório de fatura popular. Talha ingênua apresentando losangos nas almofadas da porta, motivo encontrado em outros oratórios da região nordeste. Ornamentação da talha composta por losangos, triângulos, volutas e rendilhado. Pintura interna composta por vasos de flores, repetindo modelo ornamental muito frequente nos oratórios populares com porta em duas folhas. Ornamentação pictórica composta por vasos de flores e estrelas estilizadas.



Santo Antônio

Código: MO 075

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Segunda metade do século XVIII

Dimensões (cm): 77,0 x 30,0 x 25,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura erudita. Apresenta eixo vertical que divide assimetricamente as massas e eixo diagonal que parte do nariz até o pé direito do santo. Panejamento farto e vigoroso, com leves torções corporais. Face com entalhe delicado, feição piedosa. Denota fatura de bom trato. Segue o modelo português setecentista das imagens barrocas.

Resplendor

Código: MO 075.a

Material: Prata (Fundição, Repuxe, Cinzelagem)

Origem: Minas Gerais

Período: Segunda metade do século XVIII

Dimensões (cm): 8,5 x 11,0 x 0,2

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Ornamentação esmerada com presença de incisões, ondas de vitrúvio (série de volutas que formam um padrão ondulado estilizado) e cruz latina.

Menino Jesus

Código: MO 075.1

Material: Madeira (Recorte, Entalhe)

Origem: Bahia

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 17,0 x 9,5 x 6,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Olhos de vidro confirmando a datação. Apresenta talha tosca com torção mal definida e desproporções.

Resplendor

Código: MO 075.1.a

Material: Prata (Fundição, Repuxe, Cinzelagem)

Origem: Minas Gerais

Período: Segunda metade do século XVIII

Dimensões (cm): 8,5 x 11,0 x 0,2

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Resplendor de fatura erudita. Apresenta formato de arco-abatido. Ornamentação tradicional em motivos florais e volutas. Ornamentação composta por raionado, imbricações (padrão decorativo que lembra a sobreposição regular de telhas), volutas e florão.

Santo Antônio dos Pobres

Código: MO 076

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 27,0 x 13,0 x 8,5

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta eixo vertical que divide assimetricamente as massas e eixo diagonal que parte do nariz ao pé direito. Apresenta leveza e manto diagonalizado. Tratamento simplificado e anguloso. Rosto ingênuo.

Santo Antônio

Código: MO 077

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Norte de Minas Gerais

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 15,0 x 5,5 x 4,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta postura rígida com eixo vertical que divide simetricamente as massas. Figura de confecção tosca, quase geometrizada, com feições ingênuas e sem expressão. Apresenta desproporções que evidenciam a fatura estilizada ao gosto popular da época.

Santo Antônio

Código: MO 078

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia)

Origem: Minas Gerais

Período: Segunda metade do século XVIII

Dimensões (cm): 26,5 x 12,0 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta postura elegante com torção corporal acentuada. Panejamento caído. Rosto de expressão dramática e traços grosseiros. Desproporção entre o santo e o Menino Jesus evidenciando a confecção de cunho popular.

Santo Antônio

Código: MO 079

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 23,0 x 8,5 x 6,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta postura rígida e eixo central, que divide simetricamente as massas. Manto caído sem movimentação. Rosto pouco expressivo e base bastante simplificada. Pouco detalhamento dos braços e nenhuma flexibilidade dos membros inferiores, confirmando, assim, a datação.

Santo Antônio

Código: MO 080

Material: Cerâmica Terracota (Modelagem/Queima, Policromia, Douramento) Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia)

Origem: São Paulo

Período: Entre o final do século XVIII e início do XIX

Dimensões (cm): 18,5 x 6,0 x 5,5

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta postura rígida e panejamento caído. Padronagem simples de cunho delicado.

Santo Antônio

Código: MO 081

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 19,5 x 9,0 x 5,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta postura rígida, porém com panejamento anguloso de eixo diagonalizado. Peça bem proporcionada com rosto ingênuo e tronco expressivo. Peça popular imitando os modelos eruditos barrocos do século XVIII.

Santo Antônio

Código: MO 082

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Dimensões (cm): 17,0 x 8,0 x 5,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Apresenta postura levemente movimentada. Eixo vertical que divide simetricamente as massas. Panejamento com pregas, apresentando delicada padronagem pictórica.

Santo Antônio

Código: MO 083

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Norte de Minas Gerais

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 17,0 x 8,5 x 4,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular. Apresenta postura rígida com eixo vertical que divide simetricamente as massas. Figura de confecção tosca, quase geometrizada, com feições ingênuas e sem expressão. Possui desproporções que identificam a fatura estilizada ao gosto popular.