Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Rio de Janeiro

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 210,0 x 125,0 x 35,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Oratório originário do Rio de Janeiro, datável do século XVIII. Talha bastante erudita, com alta qualidade, característica do período D. João V em transição para D. José. Pintura de delicada confecção, com tendência Rococó, devido ao fundo claro com detalhes dourados. Ornamentação composta por rocalhas, acantos, palmetas e elementos fitomorfos.



Crucifixo

Código: MO 169

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 110,0 x 55,0 x 17,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Crucifixo de fatura erudita. Cruz latina com ponteira fitomorfas. Imagem de Cristo com eixo que divide assimetricamente as massas, intensificando as torções. Escultura erudita com panejamento sinuoso e feição elaborada, apresentando costelas aparentes e, grande detalhamento na musculatura. Cruz provavelmente do século XVIII, possuindo adaptações do século XIX. Resplendor feito no ano de 1997, por Paulo Versiane, em Ouro Preto, seguindo modelo barroco.

São Joaquim

Código: MO 170

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 30,0 x 11,5 x 8,5

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura erudita. Apresenta eixo vertical que divide assimetricamente as massas. Talha delicada, com panejamento sinuoso. Rosto expressivo com presença de dentes, característica também encontrada na Sant`Ana Mestra (MO 172), denotando fatura do mesmo escultor, assim como a pintura, que provavelmente foi feita no mesmo atelier.

Nossa Senhora da Conceição

Código: MO 171

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 28,0 x 13,0 x 8,5

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura erudita. Apresenta eixo vertical que divide assimetricamente as massas. Postura rígida apesar do panejamento apresentar leve movimentação. Base atributiva desenvolvida com presença de querubins de traços delicados. Policromia caracteristicamente mineira, bem elaborada. Boa proporção da peça com manto diagonalizado.

Sant`Ana Mestra

Código: MO 172

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 30,0 x 9,7 x 9,7

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura erudita. Apresenta eixo vertical que divide assimetricamente as massas. Manto diagonalizado com panejamento movimentado. Fatura bem cuidada, apresentando detalhes como boca entreaberta, que deixa entrever os dentes. Volumetria vigorosa ao gosto barroco. Escultura elaborada pelo mesmo escultor do São Joaquim (MO 170), compondo o conjunto da Sagrada Família.

Santo Antônio

Código: MO 173

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 18,0 x 15,0 x 11,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura erudita. Eixo vertical que divide assimetricamente as massas. Manto ligeiramente diagonalizado. Talha de ótimo tratamento, deixando entrever os dentes, característica também encontrada em São Joaquim (MO 170) e a Sant`Ana Mestra (MO 172), sendo que estas três peças são provavelmente feitas pelo mesmo santeiro.