Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Dimensões (cm): 90,0 x 36,0 x 34,0 Aberto: 76,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Oratório de fatura popular. Ornamentação pictórica composta por padrão marmorizado, estrelas e flores. Pintura de cunho popular, indicando origem baiana. Segue a tipologia bala, porém mantendo a função de esmoleiro, verificável pela presença de gaveta-cofre.



Crucifixo

Código: MO 072.1

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Dimensões (cm): 57,0 x 20,0 x 5,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Crucifixo de fatura popular. Apresenta pintura ingênua. Cruz simplificada de tendência classicizante, contendo Cristo em postura rígida, cuja confecção apresenta pequenas desproporções e rosto inexpressivo. Inspira-se em imagens do século XVIII, porém com panejamento duro e pouco elaborado.

Sant`Ana

Código: MO 072.2

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Autoria: João Lisboa

Dimensões (cm): 24,5 x 9,0 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular, possuindo pintura ingênua. Postura rígida com panejamento pouco movimentado. Apesar de ser uma peça datável entre final do século XIX e início do XX, segue os modelos do século XVIII. Elaborada pelo mesmo santeiro das demais esculturas do oratório MO 072.

Santa Mônica

Código: MO 072.3

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Autoria: João Lisboa

Dimensões (cm): 24,5 x 9,0 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular, possuindo pintura ingênua. Postura rígida com panejamento pouco movimentado. Apesar de ser uma peça datável entre final do século XIX e início do XX, segue os modelos do século XVIII. Elaborada pelo mesmo santeiro das demais esculturas do oratório MO 072.

Santo Antônio

Código: MO 072.4

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Autoria: João Lisboa

Dimensões (cm): 25,0 x 9,0 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular, apresentando pintura ingênua. Postura rígida com panejamento pouco movimentado. Apesar de ser uma peça do final do século XIX ou início do XX, segue os modelos do século XVIII. Elaborada pelo mesmo santeiro das demais esculturas do oratório MO 072.

São Benedito

Código: MO 072.5

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Autoria: João Lisboa

Dimensões (cm): 23,5 x 10,0 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular, apresentando pintura ingênua. Postura rígida com panejamento pouco movimentado. Apesar de ser uma peça do final do século XIX ou início do XX, segue os modelos do século XVIII. Elaborada pelo mesmo santeiro das demais esculturas do oratório MO 072.

São Francisco

Código: MO 072.6

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Autoria: João Lisboa

Dimensões (cm): 27,0 x 9,5 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular, apresentando pintura ingênua. Postura rígida com panejamento pouco movimentado. Apesar de ser uma peça do final do século XIX ou início do XX, segue os modelos do século XVIII. Elaborada pelo mesmo santeiro das demais esculturas do oratório MO 072.

São Joaquim

Código: MO 072.7

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Bahia

Período: Entre final do século XIX e início do XX

Autoria: João Lisboa

Dimensões (cm): 26,0 x 9,0 x 7,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura popular, apresentando pintura ingênua. Postura rígida com panejamento pouco movimentado. Apesar de ser uma peça do final do século XIX ou início do XX, segue os modelos do século XVIII. Elaborada pelo mesmo santeiro das demais esculturas do oratório MO 072.