Oratório Bala – MO 024
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira entalhada, recortada e policromada.
Oratório Bala – MO 022
Oratório em formato bala, originário da região Nordeste do Brasil, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e torneada, apresentando policromia e ornatos em papel colado. Colagem compondo cercadura grega em padronagem floral.
Oratório Bala – MO 021
Oratório popular, em formato bala, originário da região Nordeste do Brasil, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e leve douramento. Tons predominantes em vermelho, amarelo, preto, azul e laranja. Compõe conjunto com três esculturas, provavelmente naturais ao oratório, confeccionadas pelo mesmo santeiro.
Oratório Bala – MO 020
Oratório popular, em formato bala, originário do Nordeste do Brasil, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, apresentando policromia e leve douramento. Compõe conjunto com três esculturas.
Oratório Bala – MO 019
Oratório em formato bala, originário do Nordeste do Brasil, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Ganchos e dobradiças de ferro. Policromia predominante em azul, verde, amarelo, vermelho e preto.
Oratório Bala – MO 018
Oratório de algibeira, em formato bala, originário de Minas Gerais, datável da primeira metade do século XX. Objeto confeccionado em bala de cartucheira feita com latão. Crucifixo de chumbo.
Oratório Bala – MO 016
Oratório de algibeira, em formato bala, originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira torneada, contendo duas (02) partes que se encaixam através de sobreposição.
Oratório Bala – MO 014
Oratório em formato bala, originário da região Nordeste do Brasil, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, torneada e policromada. Policromia predominante em verde, amarelo, vermelho, preto, azul e branco.
Oratório Bala – MO 013
Oratório em formato bala, originário da região Nordeste do Brasil, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e torneada, possuindo policromia e leve douramento. Nove esculturas de pequenas dimensões, confeccionadas em madeira, coladas ao oratório, formando conjunto. Consoles recortados em curvas e contra curvas. Oratório compondo conjunto com nove (09) esculturas religiosas, em miniatura, feitas pelo mesmo santeiro.
Oratório Bala / Algibeira – MO 015
Oratório de algibeira, em formato bala, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e torneada, sem policromia. Oratório que pode ser usado em viagem ou domesticamente em alcova.
Oratório Bala – MO 254
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira entalhada e torneada, apresentando policromia e douramento. Pintura chinoiserie. Presença de ferragens.
Oratório Bala – MO 255
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em bala de cartucheira feita em latão. Imagem em metal de tonalidade amarela, provavelmente latão, colada ao oratório.
Oratório de Salão-Bala – MO 072
Oratório de salão, em formato bala, originário da Bahia, datável entre o final do século XIX e início do XX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia. Oratório com esmoleiro colado sob a base, possuindo gaveta-cofre. Suporte para colocação de livro. Dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens, cravos, encaixes e pinos. Compõe conjunto com um crucifixo e seis (06) esculturas religiosas, confeccionadas pelo mesmo santeiro.
Oratório Bala – MO 190
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XVIII. Objeto confeccionado madeira recortada e entalhada, possuindo policromia e douramento. Presença de imagens em madeira, parafusadas nos nichos laterais, sendo à direita do espectador São José de Botas (MO 190.2) e à esquerda Sant`Ana Mestra (MO 190.1), sendo ambas executadas pelo mesmo santeiro, para tal oratório.
Oratório Bala – MO 216
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre fins do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia com predominância do azul, branco, vermelho e verde. Douramento feito com folhas de ouro. Dobradiças de ferro. Ferrolho interno à esquerda do espectador na parte de baixo. Parte frontal da área interna encaixada. Acabamento conectivo feito por encaixes, colagens, cravos e pregos.
Oratório Bala – MO 056
Oratório originário do Nordeste do Brasil, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada, torneada e policromada. Dobradiças e ganchos de ferro. Policromia predominante em azul claro, vermelho terra, vermelho, verde, amarelo, marrom e preto em gradação. Esculturas intrínsecas ao oratório, entalhados na própria madeira, exceto a imagem de Cristo, que está pregada e colada a cruz.