Primavera dos Museus traz concerto gratuito ao Museu do Oratório.

0 Comentários

18/09/2015 às 18:09

O encontro das musicistas Elisa Freixo e Edite Rocha compõe a programação da Primavera dos Museus e promete um concerto original, com diálogo divertido entre cravo e órgão.

 

As musicistas Elisa Freixo e Edite Rocha se apresentam no dia 26 de setembro, às 18h30, na  Série de Concertos Especial para a 9ª  Primavera dos Museus. com um órgão de câmera e um cravo. Os convites podem ser retirados na portaria do Museu (Adro do Carmo, 28 – Centro), a partir do dia 23 de setembro e são limitados à lotação do espaço. O concerto é gratuito. 

 

Em sua primeira apresentação na Série de Concertos no Museu do Oratório, a organista portuguesa Edite Rocha se diz muito feliz pela oportunidade de tocar num espaço tão emblemático culturalmente. “O Museu se distingue, trazendo uma programação regular e dinâmica, particularmente na promoção de um patrimônio material e vivo, através das representações musicais enquadradas no seu espaço”, destaca Edite.

 

No programa, peças Mozart, Haendel, Pasquini e Galuppi, entre outros.

 

As solistas

 

Elisa Freixo é uma das mais renomadas artistas do cravo e do órgão e possui 14 discos e CD’s gravados. Estudou na Faculdade de Música Santa Marcelina, foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e frequentou a Escola de Música de Hamburgo. É responsável pela Série de Concertos Regulares do Órgão da Sé, em Mariana/MG, e também pelos concertos ao órgão da Matriz de São José, em Tiradentes/MG e ao órgão do Museu Regional de São João del-Rei/MG. 

 

A portuguesa Edite Rocha graduou-se em Música, Órgão de Tubos, pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Em 2004, concluiu mestrado na Escola Superior de Música Antiga, Suíça, e, posteriormente, concluiu seu doutorado em Música na Universidade de Aveiro. Foi professora no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e no curso de Musicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente colabora como organista do Ars Nova, Coral da UFMG sob direção de Iara Frick Matte, é professora na Universidade do Estado de MG. 

 

Série de Concertos do Museu do Oratório

Em 2015, a Série comemora 15 anos, proporcionando aos visitantes e moradores de Ouro Preto raros e belos espetáculos de música erudita, com músicos reconhecidos e repertório variado. A Série de Concertos no Museu do Oratório é realizada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Museu do Oratório, com patrocínio da Gerdau, Oi, CCR, Cemig, pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Oi Futuro.

 

Serviço:

Série de Concertos do Museu do Oratório – Elisa Freixo e Edite Rocha

Dia: 26 de setembro – sábado

Horário: 18h30

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 – Ouro Preto.

Entrada franca

Retirada de ingressos na portaria do Museu a partir de 23/09. Distribuição restrita à lotação do espaço. 

 

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

6 + 3 =