Museu do Oratório e ICFG completam 20 anos

0 Comentários

09/11/2018 às 09:04

Há 20 anos nascia em Ouro Preto – MG o sonho da implantação de um espaço dedicado à beleza e ao encantamento, por meio de objetos de fé que remontam parte da história de nosso país, através das configurações religiosas e sociais experimentadas ao longo desses mais de cinco séculos de nossa ocupação. Este espaço é o Museu do Oratório, e este sonho foi conduzido pela colecionadora Angela Gutierrez e compartilhado por todos aqueles que auxiliaram em sua concretização.

O Museu do Oratório reúne um universo de peças, genuinamente brasileiras, que expressam a relação dos homens e mulheres com o sagrado em seus mais diversos ambientes. Seja nas tropas e bandeiras, no interior das casas e em suas fachadas ou nos mais  belos e abastados salões coloniais, o Oratório é o símbolo da comunhão entre as pessoas e suas expressões de fé. Evidenciam ainda a riqueza das técnicas e materiais a serviço da criatividade de nossos mestres e artífices, que com muita personalidade revelaram a arte sacra brasileira como um expoente de relevância internacional, demonstrando que o que aqui se produz é feito com muita originalidade.

No seio desta implantação nasce também o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, uma instituição cultural sem fins lucrativos cuja missão é a valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro em suas mais distintas esferas e expressões. O Instituto se destaca como um modelo de gestão íntegra e comprometida com a transparência de seus processos, adquirindo desse modo a chancela da UNESCO para execução dos projetos que implanta e coordena ao longo do território mineiro e também fora dele.  

Portanto, nesse dia 31 de Outubro, quando da nossa comemoração de 20 anos, gostaríamos de agradecer aos nossos públicos, parceiros, funcionários e colaboradores, pessoas que são as responsáveis pela sequência com que conduzimos nosso trabalho com o mesmo ardor e paixão com a qual iniciamos. Sentimos-nos honrados em contar com seu apoio ao longo desse tempo. Desejamos que os próximos anos renovem os laços de estima e confiança que estabelecemos e que as adversidades do caminho nos fortaleçam, demonstrando que o fortalecimento cultural e humano é a base para o desenvolvimento.

Muito obrigado!

Museu do Oratório – Instituto Cultural Flávio Gutierrez



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

4 + 6 =