Grupo de Mães de Ouro Preto coroam Nossa Senhora

0 Comentários

05/05/2015 às 17:26

Coroação faz parte do Projeto de Valorização das Manifestações Culturais, promovido pelo Museu do Oratório

É tradicional, em Ouro Preto/MG, a Coroação de Nossa Senhora, realizada sempre no mês de maio. O Museu do Oratório, que tem um projeto permanente de Valorização das Manifestações Culturais, recebe anualmente esta cerimônia, organizada pelo Grupo de Mães do Bairro Padre Faria. 

“É um grupo de mães da Terra coroando a Mãe do Céu”, explica Maria José Germano de Azevedo, a Ica, uma das colaboradoras do Grupo de Mães do Padre Faria. Ela conta que a Coroação teve início para que não apenas as crianças participassem da tradição. O grupo iniciou os ensaios e se apresenta, na Capela do Padre Faria, próximo ao Dia das Mães. A iniciativa foi aprovada pela comunidade e, desde então, o grupo também se apresenta em outras paróquias e no Museu do Oratório. São 35 mulheres, que se reúnem para ensaiar os cânticos e promover a coroação da Virgem Maria. “Participar é muito gratificante, colabora com a auto-estima das mães”, afirma Ica, que espera que essa iniciativa seja levada, também, a outras comunidades e cidades.

O Grupo de Mães do bairro Padre Faria participa constantemente das ações educativas e patrimoniais promovidas pelo Museu do Oratório. Além da coroação, o grupo também coordena as crianças que participam do Grupo de Pastorinhas, que se apresenta em dezembro. Há mais de dez anos, as mães e o Museu promovem a preservação e a valorização das manifestações culturais de Ouro Preto.

O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, na Casa Capitular da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Adro do Carmo, 28 Centro Ouro Preto – MG). Os ingressos são vendidos a R$5,00. Maiores de 60 anos que apresentarem o documento de identidade pagam meia entrada. Professores, estudantes e moradores de Ouro Preto, devidamente identificados, tem entrada gratuita.

Para informações e agendamento de visita orientada entre em contato pelo telefone (31) 3551-5369, pelo e-mail info@museudooratorio.org.br. Visite o site da instituição www.museudooratorio.org.br ou a sala virtual www.eravirtual.org.

Para manutenção de suas atividades, o Museu do Oratório conta com o incentivo das leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, o Patrocínio Master da Gerdau, o Patrocínio da Oi e da CEMIG, e o apoio do Instituto Oi Futuro.

 



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

+ 72 = 77