13ª Semana de Museus

0 Comentários

30/04/2015 às 17:02

O Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG) realiza uma série especial do Ampliando Horizontes, promovendo uma itinerância do projeto pelos três museus sob sua gestão, durante a 13ª Semana de Museus, que nesta edição aborda o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Os convidados do ICFG são o mestre em Ecologia e pesquisador do Pensamento Sistêmico e Sustentabilidade, Carlos Alberto Mourthé Júnior e o mestre em Educação, professor do ICBS e Pró-reitor Adjunto da Pontifícia Universidade de Betim, Eugênio Batista Leite. Juntos, os educadores falam sobre “Educação e Sustentabilidade”, no dia 17 de maio, no Museu de Sant’Ana (Tiradentes); em 19 de maio, no Museu de Artes e Ofícios (Belo Horizonte); e dia 23 de maio, no Museu do Oratório – Ouro Preto. O objetivo nesta edição é de levantar reflexões sobre os museus e seu potencial para contribuir para sociedades sustentáveis, dando continuidade ao debate permanente sobre os museus como espaços de guarda, preservação e de difusão do Patrimônio Histórico.

Educação e sustentabilidade
O que diferencia o ser humano é seu altíssimo potencial solidário. Será que estamos ajudando a construir uma sociedade com novas relações em um contexto de inovação que estimule a cooperação? Quais são as contribuições dos Museus e suas coleções face ao desafio de educar para a sustentabilidade?Resgatar as emoções nos processos educacionais, considerando a diversidade humana, é um dos caminhos apontados pelo mestre em Ecologia e pesquisador do Pensamento Sistêmico e Sustentabilidade, Carlos Alberto Mourthé Júnior.

Nesse sentido, o Mestre em Educação, Professor do ICBS e Pró-reitor Adjunto da Pontifícia Universidade de Betim, Eugênio Batista Leite, reflete sobre a implantação da sustentabilidade no interior das instituições. Destaca a importância do engajamento da comunidade e classifica as instituições como verdadeiros laboratórios de sustentabilidade. Como exemplo, apresenta a prática sustentável no ambiente universitário, ressaltando quatro passos importantes: educar os tomadores de decisões do futuro; investigar soluções e valores que sirvam para uma sociedade sustentável; transformar as universidades em modelos e exemplos; e tornar públicas as ações por meio da comunicação entre alunos e sociedade.

Palestrantes
Eugênio Batista Leite – Biólogo e Mestre em Educação. Pró Reitor Adjunto da PUC Minas em Betim e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas. Possui experiência na área Multidisciplinar – Ênfase em Meio Ambiente/Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Diagnóstico Sócio Ambiental Participativo, Percepção Ambiental.

Carlos Alberto Mourthé Júnior- Biólogo, Mestre em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre e doutorando e História da Ciência.Educador, consultor educacional da área da saúde, de empresas do agronegócio e diversas secretarias de educação, sendo ainda, autor de livros didáticos.Trabalha com os conceitos de autonomia, diversidade e cooperação como inspiradores de novas relações entre os humanos e de nós com os demais componentes da biosfera em seus ecossistemas.

Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus ocorre, anualmente, para comemorar o Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Neste período, museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial. Ação que mais comemora essa data no mundo, a Semana de Museus é responsável pelo aumento de mais de 100% do público nos museus do país durante sua realização.

Ampliando Horizontes
Promovido desde 2008, o “Ampliando Horizontes” faz parte das ações do programa “Trilhas e Trilhos”, realizado pelo Setor Educativo do Museu de Artes e Ofícios. Esta ação, oferecida pelo Museu, propõe a criação de um espaço de discussão e debate sobre diversos temas relacionados à instituição museu, patrimônio, universo do trabalho, cultura entre outros. Este projeto é voltado aos educadores que visitam o MAO e a todos os interessados nos temas propostos. Os encontros acontecem uma vez por mês, com a duração de aproximadamente 1h20, sendo 40 minutos de palestra, seguidos por debate com os presentes. O intuito é estimular a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de exploração sensível da temática apresentada no MAO. Representantes das artes plásticas, literatura, cinema, música, dança e intelectuais serão convidados para realizar esta tarefa.

MO
Para manutenção de suas atividades, o Museu do Oratório conta com o patrocínio máster da Gerdau, patrocínio da Cemig, Oi e Instituto Oi Futuro, apoio CBMM, com os benefícios das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço
Ampliando Horizontes – itinerante – 13º. Semana de Museus
17 de maio, domingo, 11 horas no Museu de Sant’Ana – Rua Direita, 93 – Tiradentes/MG
19 de maio, terça-feira, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação, 600 – BH/MG

23 de maio, sábado, 18 horas Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28, Centro Histórico/ Ouro Preto/MG



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

+ 58 = 68