12ª Primavera dos Museus no Museu do Oratório

0 Comentários

15/09/2018 às 16:30

O Museu do Oratório – Instituto Cultural Flávio Gutierrez, recebe na próxima quinta-feira (20/09), a Educadora Viviane Maia Trindade para a palestra “Criança, Museu, Linguagem e Experiência”.

Com estrada gratuita, a proposta da conversa é tratar das interseções entre a criança, os espaços museais e a linguagem, conexões fundamentais para qualquer pessoa que queira interpor-se (fazer mediações) entre a criança e os objetos culturais ou entre a criança e os espaços culturais. Considerando algumas premissas, tais como: a criança é um sujeito; a criança fala de um lugar e de um tempo próprios; que a linguagem não é somente seu instrumento de interlocução com o outro, mas, que a criança se constitui pela linguagem, porque vive na linguagem, como todo ser humano; a experiênciação é o modo como ela opera no mundo, integrando estímulos que recebe para se construir como sujeito; e, finalmente, a narrativa é sua estratégia para organizar o seu estar no mundo.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas através do Formulário de Eletrônico.

Também na sede do Museu do Oratório, ou através do telefone: (31) 3551-5369.

___________________________________________________________________________________________________________________

Viviane Maia Trindade é doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa, com enfoque em literatura indígena. Possui Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Atualmente, é coordenadora de promoção da leitura, do livro e da biblioteca, na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e coordenadora da comissão de seleção de livros literários na mesma Secretaria. Participou dos processos de seleção de obras do PNBE/MEC até 2015, é membro da comissão de seleção de obras para as bibliotecas públicas da Fundação Municipal de Educação de Belo Horizonte. É pesquisadora do Grupo de pesquisa literária Da Rua: sujeitos e objetos – PUC Minas e do Grupo de pesquisa do Letramento Literário – Gpell/Ceale/UFMG. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em formação de leitor, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento; gêneros textuais; literatura indígena; literatura e diversidade; leitura e produção de texto; a estrutura linguística do texto literário e seu efeito estético.

Desde 2013, tem se dedicado à formação de professores e educadores de museus com enfoque na mediação cultural para crianças. É idealizadora de projetos e iniciativas que promovem a inserção da criança pequena em espaços públicos e de cultura.

A palestra integra a 12ª Primavera dos Museus, que este ano traz o tema: Celebrando a Educação em Museus.

NÃO PERCA!

Data: 20 de Setembro de 2018

Horário: 18h30

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 – Centro – Ouro Preto – MG.



Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

7 + 1 =