Oratório Lapinha – MO 195
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável de meados do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia, douramento e prateamento Policromia predominante em azul, vermelho e amarelo. Prateamento e douramento feito através de folha. Estrutura com dois nichos, sendo o superior mais alongado que o inferior. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Anteparo de vidro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagens em calcita entalhada com leve policromia. Cruz de madeira.
 
Oratório Lapinha – MO 196
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco e verde. Douramento feito por folha de ouro. Estrutura com dois nichos, sendo o superior mais alongado que o inferior. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Anteparo de vidro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagens em calcita entalhada com leve policromia. Cruz de madeira.
 
Oratório Lapinha – MO 197
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Verso com portinhola com tramela. Dobradiças de ferro. Pinos de madeira para encaixe de imagens. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Oratório compondo conjunto com sete (07) esculturas religiosas: Cristo Crucificado (MO 197.1), Sant`Ana Mestra (MO 197.2), São Joaquim (MO 197.3) Nossa Senhora da Conceição (MO 197.4), São José (MO 197.5), São Joaquim (MO 197.6) e Santa Rita (MO 197.7).
 
Oratório Lapinha – MO 198
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, verde, vermelho e branco. Prateamento e douramento feito através de folhas. Anteparo de vidro. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagem provavelmente adaptada.
 
Oratório Lapinha – MO 199
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Cravos dispostos na área do frontispício. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos. Frutos confeccionados em cera. Folhagem confeccionada em tecido envernizado.
 
Oratório Lapinha – MO 304
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia, douramento e prateamento. Policromia com tons predominantes em azul e vermelho. Moldura frontal com fenda para encaixe de anteparo de vidro, que está presente. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos
 
Oratório Lapinha – MO 305
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e resquícios de douramento. Policromia com tons predominante em vermelho e amarelo. Moldura frontal com fenda para encaixe de anteparo de vidro, que está presente. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.