Oratório de Esmoler – MO 025
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Minas Gerais, datável de fins do século XVIII e início do XIX. Objeto em três (03) partes avulsas que se encaixam, confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e resquícios de douramento. Policromia com presença de marmorizado. Repintura cobrindo o douramento original. Caixa compondo uma espécie de cofre. Ferragens laterais, que indicam um sistema de fechadura danificado.
 
Oratório de Esmoler – MO 035
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto composto por três blocos confeccionados em madeira recortada, entalhada e policromada. Imagens em um só bloco. Policromia com presença de carnação e estofamento. Douramento com folha de ouro, apresentando esgrafito. Folha de prata (com oxidação). Ferragens compostas por dobradiças e argola para dependurar. Anteparo de vidro.
 
Oratório de Esmoler – MO 034
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e resquícios de douramento. Policromia com presença de carnação. Pintura a têmpera de camada grosseira.
 
Oratório de Esmoler – MO 032
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em chapa de ferro batido. Correia de couro. Dobradiças de ferro.
 
Oratório de Esmoler – MO 030
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Diamantina, datável do século XIX. Objeto confeccionado em chapa de ferro batido, possuindo madeira sobre a base. Correia de couro não original.
 
Oratório de Esmoler – MO 029
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, contendo a presença de colagem, cravos e encaixes. Presença de ferragens ornamentadas e dobradiças.
 
Oratório de Esmoler – MO 027
Oratório portátil, tipo esmoler, originário de Minas Gerais, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Pitões tipo puxador para encaixe de alça de couro. Policromia predominante em azul e vermelho.