sexta-feira, 12 d dezembro d 2014 - Aberto de 12H00 às 21H00
15H00 - 16H30

Pastorinhas abrem comemorações do Natal

0 Comentários

12/12/2014 às 15H00

A tradição natalina das Pastorinhas abre as comemorações do Natal no Museu do Oratório, em Ouro Preto-MG. O Grupo de Pastorinhas do bairro Padre Faria se apresenta no interior do Museu, no dia 12 de dezembro, sexta-feira, a partir das 15h. O encontro faz parte das ações de Valorização das Manifestações Culturais, promovidas pelo Museu do Oratório.

 

O acervo do Museu do Oratório conta com várias representações do nascimento de Jesus, em especial nos oratórios Lapinha que, em geral, apresentam as cenas do nascimento e do calvário de Jesus. O encontro dos Grupos de Pastorinhas de Ouro Preto é realizado desde 2005 com o intuito de salvaguardar esse patrimônio imaterial e fortalecer as tradições da cidade.

 

As Pastorinhas fazem parte das tradições culturais populares do Natal. Eles são formados por crianças e jovens que representam os personagens dos presépios (anjo, estrela, pastoras e pastores, florista, cigana, José e Maria). Os grupos visitam lugares onde foram montados presépios e cantam louvores ao Menino Jesus. Também recolhem esmolas, distribuem flores e dançam. Em Ouro Preto, tradicionalmente no Primeiro Domingo do Advento, as Pastorinhas começam a visitar as casas onde está exposta a representação do nascimento de Jesus, o presépio, para prestar homenagem ao Menino Deus. Essas visitas se encerram com a chegada dos Reis Magos no dia 6 de janeiro.

 

O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, na Casa Capitular da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Adro da Igreja do Carmo, 28, Centro).

 

Saiba mais sobre as Pastorinhas

 

As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVI. Esse bailado folclórico de origem portuguesa compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças, que seguem a Belém com o intuito de homenagear o menino Jesus. Por isso estas representações tem as festas natalinas por referência.

 

Assim sendo, esse bailado natalino foi se difundindo pelo Brasil afora e teve grande expressão no Nordeste e Sudeste do Brasil, devido à atuação da Companhia de Jesus. Mesmo depois da expulsão dos Jesuítas, com o passar dos anos, o bailado foi se adaptando aos contextos em que era inserindo.

 

Serviço

Encontro de Pastorinhas

Dia: 12 de dezembro de 2014, sexta-feira

Horário: 15h 

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28, Centro, Ouro Preto-MG 

Contato: (31) 3551 5369 

Entrada Franca

 

 


Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

2 + 8 =