Oratório de Salão – MO 073
Oratório de fatura popular. Apresenta estrutura próxima aos modelos coloniais, com frontão e recortes sinuosos, possuindo reminiscências da tradição barroca. Presumivelmente datável em fins do século XIX, com reformulação no século XX, quando foi completamente repintado. Pintura ingênua, bastante peculiar, feita de 1954.
 
Oratório Ermida – MO 074
Oratório ermida originário do Nordeste do Brasil, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Dobradiças e ganchos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório Ermida – MO 084
Oratório originário da região Norte de Minas Gerais, presumivelmente datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco, verde e amarelo. Douramento feito por folhas de ouro, apresentando punções. Gaveta avulsa com quatro (04) puxadores. Dois (02) espelhos de fechadura em metal amarelo. Dobradiças de ferro. Pequenos ganchos de ferro nas laterais internas, entre as portas e o frontal do nicho. Acabamento conectivo feito por encaixes, colagens, cravos e pregos.
 
Oratório de Salão – MO 086
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Acabamento conectivo feito por pregos e cravos.
 
Oratório de Salão – MO 087
Oratório originário de Minas Gerais, provavelmente datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Dobradiças e ganchos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
 
Oratório de Salão – MO 114
Oratório originário da região Norte de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Tonalidade predominante em azul, vermelho, rosa e verde. Frontão de encaixe. Acabamento conectivo em encaixes, colagens e pregos.
 
Oratório de Salão – MO 144
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Dobradiças em ferragens. Tramela de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens, cravos e sambladuras.
 
Oratório de Salão – MO 147
Oratório originário de Minas Gerais, datável de fins do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia com presença de marmorizado e resquícios de douramento. Dobradiças finas. Frontão avulso de encaixe. Fecho de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens, pregos e encaixes
 
Oratório de Salão – MO 138
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Porta com anteparo de vidro. Tramela de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório de Salão – MO 136
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Dobradiças de ferro. Frontão de encaixe. Par de candelabros.
 
Oratório de Salão – MO 274
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, apresentando policromia e douramento foscos devido ao verniz oxidado. Acabamento conetivo feito por colagens, pregos e cravos artesanais.
 
Oratório de Salão – MO 149
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Frontão solto com encaixe. Tramela de madeira. Dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
 
Oratório de Salão – MO 167
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XIX e início do XX, que também apresenta a função de esmoleiro. Objeto confeccionado em chapa batida de metal fundido e moldado, apresentando policromia. Almofadas com anteparo de vidro. Gaveta falsa. Cofre instalado abaixo da base do oratório. Gravuras de santinhos. Cruz, torres e bandeirolas de encaixe. Acabamento conectivo feito por pregos e soldagens.
 
Oratório de Salão – MO 150
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Madeira com incisão. Policromia com presença de marmorizado. Douramento feito por folhas de ouro. Tramela de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
 
Oratório de Salão – MO 166
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XIX e início do XX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia predominante em azul, branco, amarelo, vermelho e tonalidades de marrom. Dobradiças de ferro. Puxadores de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens, encaixes e pregos.
 
Oratório Ermida – MO 168
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, provavelmente jacarandá, com policromia e douramento. Douramento com presença de esgrafito e punções. Imagem do Divino Espírito Santo em nicho ao alto, compondo uma espécie de relicário, que apresenta anteparo de vidro. Ferragens na fechadura e dobradiças. Espelho de fechadura. Marchetaria com madeira mais clara.
 
Oratório de Salão – MO 178
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando douramento. Anteparo de vidro na porta. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Espelho de fechadura e dobradiças de ferro.
 
Oratório de Salão – MO 180
Oratório originário de Minas Gerais, presumivelmente datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento, composta por dez (10) partes. Policromia com presença de marmorizado. Anteparo de vidro (4,80 Kg). Acabamento conectivo feito por cravos, pregos, encaixes e colagens. Peso aproximado de 15,55 Kg (apenas oratório).
 
Oratório de Salão – MO 176
Oratório originário de Minas Gerais, presumivelmente do Norte de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Partes coladas, encaixadas e fixadas com cravos. Dobradiças e cravos de ferreiro.
 
Oratório de Salão – MO 174
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada. Anteparo de vidro. Chave e dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Não apresenta policromia, havendo a possibilidade desta ter sido completamente removida através de restauração.
 
Oratório Lapinha – MO 195
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável de meados do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia, douramento e prateamento Policromia predominante em azul, vermelho e amarelo. Prateamento e douramento feito através de folha. Estrutura com dois nichos, sendo o superior mais alongado que o inferior. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Anteparo de vidro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagens em calcita entalhada com leve policromia. Cruz de madeira.
 
Oratório Ermida – MO 207
"Oratório originário de Minas Gerais, datável de fins do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando verso em compensado forrado por tecido. Douramento compondo detalhes, feito a base de folha de ouro. Três (03) anteparos de vidro. Pitões em madeira. Dobradiças de metal amarelo. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos."
 
Oratório de Salão – MO 205
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Tramela interna de madeira. Fecho em gancho. Acabamento conectivo feito por cravos e colagens.
 
Oratório de Salão – MO 204
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII ou início do século XIX. Objeto em madeira recortada, entalhada e policromada. Ferragens antigas. Tons predominantes em azul, vermelho, branco amarelo e marrom. Acabamento conectivo feio por colagens e cravos.
 
Oratório Ermida – MO 200
Oratório originário de Minas Gerais, datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco, rosa, marrom em gradações, contendo marmorizado. Dobradiças de ferro. Acabamento conetivo em minhoto, malhete, pregos e colagens. Espelho de fechadura com caixa. Fecho interno tipo aldrava ou de correr, possuindo orifício.
 
Oratório Lapinha – MO 305
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e resquícios de douramento. Policromia com tons predominante em vermelho e amarelo. Moldura frontal com fenda para encaixe de anteparo de vidro, que está presente. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório Lapinha – MO 199
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Cravos dispostos na área do frontispício. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos. Frutos confeccionados em cera. Folhagem confeccionada em tecido envernizado.
 
Oratório Lapinha – MO 198
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, verde, vermelho e branco. Prateamento e douramento feito através de folhas. Anteparo de vidro. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagem provavelmente adaptada.
 
Oratório Lapinha – MO 197
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Verso com portinhola com tramela. Dobradiças de ferro. Pinos de madeira para encaixe de imagens. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Oratório compondo conjunto com sete (07) esculturas religiosas: Cristo Crucificado (MO 197.1), Sant`Ana Mestra (MO 197.2), São Joaquim (MO 197.3) Nossa Senhora da Conceição (MO 197.4), São José (MO 197.5), São Joaquim (MO 197.6) e Santa Rita (MO 197.7).
 
Oratório Lapinha – MO 304
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia, douramento e prateamento. Policromia com tons predominantes em azul e vermelho. Moldura frontal com fenda para encaixe de anteparo de vidro, que está presente. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos
 
Oratório de Salão – MO 209
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada, policromada. Base composta por mesa com gaveta. Dobradiças e cravos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório – MO 211
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira entalhada e recortada, com policromia e douramento. Dobradiças de ferro. Fechadura de gancho. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório de Salão – MO 213
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e resquícios de douramento. Dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
 
Oratório de Salão – MO 215
"Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira entalhada e recortada, com policromia e douramento, apresentando oito (08) partes. Dobradiças de ferro e gancho. Cruz com incrustações em madrepérola e revestimento lateral em metal (provavelmente latão). Placa com a inscrição ""INRI"" feita em ouro. Mineral rosado. Acabamento conectivo feito por colagens, pregos e encaixes. "
 
Oratório de Salão – MO 218
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Pintura a óleo. Anteparo de vidro à frente. Imagens de madeira coladas ao oratório. Detalhes em madrepérola e prata fundida e moldada. Presença de pregos de ferreiros nos pés. Verso do oratório removível, fixado com parafusos. Acabamento conectivo feito por colagens, pregos e parafusos. Compõe conjunto com as imagens em miniatura de Santo Antônio (MO 218.1) e Nossa Senhora do Carmo (MO 218.2), ambas confeccionadas pelo mesmo santeiro, inerentes ao oratório em questão. Cada escultura apresenta duas (02) insígnias.
 
Oratório Ermida – MO 219
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia.
 
Oratório Ermida – MO 222
Oratório originário de Minas Gerais, provavelmente da região de Ouro Preto e Mariana, datável entre a segunda metade do século XVIII e início do XIX. Objeto feito em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia com marmorizado. Espelho de fechadura e dobradiças de ferro. Verso com portinhola. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens.