Oratório de Algibeira – MO 001
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto em bloco único, confeccionado em madeira (tronco de goiabeira) recortada e entalhada, apresentando policromia e resquícios de douramento. Tela de algodão na metade do nicho, possuindo resquícios de policromia azul com pintura em rosinhas de Malabar. Vestígios de douramento em folha de ouro.
 
Oratório de Algibeira – MO 003
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XIX e início do XX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada. Quatro (04) pregos dispostos na parte frontal da caixa, sugerindo, possivelmente, perda de uma porta em duas folhas. Escultura intrínseca à peça.
 
Oratório de Algibeira – MO 005
Oratório de algibeira originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Imagem colada ao centro do nicho. Presença de anteparo de vidro. Escultura religiosa natural à peça, confeccionada em madeira, contendo prateamento em folha de prata.
 
Oratório de Algibeira – MO 006
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Peça contendo duas (02) partes de encaixe: base e cúpula. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada. Marchetaria com presença de madeira clara e escura.
 
Oratório Bala / Algibeira – MO 015
Oratório de algibeira, em formato bala, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e torneada, sem policromia. Oratório que pode ser usado em viagem ou domesticamente em alcova.
 
Oratório de Algibeira – MO 008
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e torneada. Fundo com papelão forrado por cetim azul, contendo arremate em cordoné de seda branca. Anteparo de acetato. Resplendor de latão com lascas de cristal.
 
Oratório de Algibeira – MO 009
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável do século XIX, possuindo escultura colada. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Escultura confeccionada em madeira entalhada, possuindo policromia e resquícios de douramento. Escultura religiosa compondo conjunto adaptado ao oratório, não sendo natural a ele.
 
Oratório de Algibeira – MO 010
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia com presença de marmorizado. Escultura confeccionada em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e leve douramento. Escultura colada ao oratório, provavelmente natural à composição da peça. Policromia com presença de carnação e marmorizado. Douramento compondo detalhes.
 
Oratório de Algibeira – MO 011
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e resquícios de douramento. Policromia com presença de marmorizado. Escultura em madeira recortada e entalhada, possuindo policromia e douramento. Escultura colada ao oratório, provavelmente natural à composição da peça. Policromia com presença de marmorizado. Douramento compondo detalhes.
 
Oratório de Algibeira – MO 012
Oratório de algibeira, originário de Minas Gerais, datável do século XIX, apresentando escultura colada à peça. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Escultura em madeira recortada e entalhada, possuindo policromia e douramento. Policromia com presença de marmorizado. Douramento compondo detalhes.