Oratório Concha – MO 193
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto composto por três (03) partes: base, nicho ornamental e cúpula de vidro. Base confeccionada em madeira recortada, entalhada e policromada. Tira de pano adamascado, colada ao oratório, prendendo a cúpula de vidro à base. Nicho composto por arcabouço em gesso, com finos aramados, ambos cobertos por linhas e tecidos, ornados por conchas, que compõe guirlandas de elementos florais. Escultura de madeira entalhada, com policromia e douramento. Policromia com carnação e estofamento. Olhos de vidro.
 
Oratório Concha – MO 194
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto composto por duas (02) partes: base e nicho ornamental. Base confeccionada em madeira recortada, entalhada e policromada. Nicho composto por arcabouço em gesso, arquitetando um arranjo composto por musgos secos e conchas. Presença de 'conchas' confeccionadas em resina. Escultura de madeira entalhada, com policromia e douramento. Policromia com carnação e estofamento. Douramento com esgrafitos. Olhos de vidro.
 
Oratório Concha – MO 192
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto composto por três (03) partes: base, nicho ornamental e cúpula de vidro. Base confeccionada em madeira recortada, entalhada e policromada. Galão bordado de seda, que arremata e prende a cúpula de vidro à base. Nicho com arcabouço composto por gesso e aramados finos cobertos por linhas, ornados por folhagens, musgos, tecidos e conchas, compondo guirlandas de elementos florais. Escultura de madeira entalhada, com policromia e douramento. Policromia com carnação e estofamento. Olhos de vidro.
 
Oratório Concha – MO 249
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto composta por base em madeira recortada e entalhada. Estruturas compostas por espécies de aramados bem finos, cobertos por linhas e tecidos, ornados por conchas, compondo, assim, elementos florais. Arcabouço de gesso estruturando os ornatos em conchas. Escultura de calcita entalhada, com policromia e douramento.