Concerto de Flautas
 

Por iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez -ICFG, o projeto “Concertos no Museu do Oratório” apresenta aos visitantes e moradores da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, raros e belos espetáculos de música erudita, com importantes músicos e um repertório variado, que contempla diferentes épocas e estilos. Mantido pelo Museu do Oratório desde 2001, o projeto conta com mais de 10 000 ouvintes desde sua estréia.

Os concertos, que acontecem uma vez por mês a preços populares, oferecem uma excelente oportunidade de contato direto com o acervo do Museu, com os músicos e um ambiente que lembra antigos saraus. A direção artística e a coordenação é da cravista e organista Elisa Freixo.

Possivelmente o Museu do Oratório seja o primeiro museu em Ouro Preto a executar música junto ao acervo exposto. As apresentações preenchem de sons a antiga Casa do Noviciado do Carmo e os programas percorreram autores do século XVII ao XX, com músicos de qualidade. Os ouvintes deixam comentários elogiosos sobre o projeto, a qualidade da programação e sugerem sua continuidade. Ficam surpreendidos com a acústica da sala e com a oportunidade de estarem dentro de uma casa histórica, com belíssimos oratórios, tão próximos aos músicos e instrumentos. 

Veja a programação da Série de Concertos para 2015

04/04 – Pedro Hasselmann Novaes (flauta doce) e Eduardo Antonello (cravo)

02/05 – Guilherme Vincens e Michel Maciel (duo de violões)

06/06 – Pedro Persone (fortepiano)

04/07 – Cássia Lima (flauta) e Giselle Boeters (harpa)

25/07 – Delphim Rezende (cravo) e Regiane Martinez (soprano)

18/08 – Rafael Alberto e Leonardo Gorosito (Duo Desvio de Percussão)

26/09 – Edite Rocha e Elisa Freixo (dois teclados) – Primavera de Museus

17/10 – Cristina Banegas (cravo)

07/11 – Marcelo Parizzi (flauta), Mariana Jelen (violino) e Gina Umstead (viola)

05/12 – Antonio Guimarães (flauta) e Elisa Freixo (cravo)