MO_178_1

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Douramento)

Origem: Rio de Janeiro

Período: Segunda metade do Século XVIII

Dimensões (cm): 103,0 x 64,5 x 24,0

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Oratório de fatura erudita. Segue os modelos barrocos de inspiração D. João V, já em transição para o gosto rococó. Destaca-se a talha expressiva e bem evoluída, em rocalhas elegantes de fatura erudita. Tal peça não apresenta policromia, que pode ter sido completamente removida através de restauro. Ornamentação composta por rocalhas, volutas, frisos, palmeta, florões e acantos.



Nossa Senhora da Apresentação

Código: MO 179

Material: Madeira (Recorte, Entalhe, Policromia, Douramento)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XVIII

Dimensões (cm): 42,0 x 16,0 x 12,5

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Escultura de fatura erudita. Apresenta elegância e alongamentos das formas. Eixo vertical que divide assimetricamente as massas. Torções corporais e manto diagonalizado incorporando movimento do panejamento. Menino Jesus que não faz parte da peça, tratando de uma adaptação precária. Ornamentação pictórica composta por rosinhas de Malabar.

Coroa

Código: MO 179.a

Material: Prata (Fundição, Repuxe, Cinzelagem)

Origem: Minas Gerais

Período: Século XIX

Dimensões (cm): 9,5 x 5,7

Características Estilísticas, Formais e Ornamentais: Coroa artesanal de fatura erudita. Ornamentação delicada com presença de elementos fitomorfos, folhas de acanto e cruz latina.