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Oratório de Salão – MO 073
Oratório de fatura popular. Apresenta estrutura próxima aos modelos coloniais, com frontão e recortes sinuosos, possuindo reminiscências da tradição barroca. Presumivelmente datável em fins do século XIX, com reformulação no século XX, quando foi completamente repintado. Pintura ingênua, bastante peculiar, feita de 1954.
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Oratório de Salão – MO 086
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Acabamento conectivo feito por pregos e cravos.
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Oratório de Salão – MO 087
Oratório originário de Minas Gerais, provavelmente datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Dobradiças e ganchos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
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Oratório de Salão – MO 114
Oratório originário da região Norte de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Tonalidade predominante em azul, vermelho, rosa e verde. Frontão de encaixe. Acabamento conectivo em encaixes, colagens e pregos.
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Oratório de Salão – MO 147
Oratório originário de Minas Gerais, datável de fins do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia com presença de marmorizado e resquícios de douramento. Dobradiças finas. Frontão avulso de encaixe. Fecho de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens, pregos e encaixes
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Oratório de Salão – MO 144
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Dobradiças em ferragens. Tramela de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens, cravos e sambladuras.
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Oratório de Salão – MO 138
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e policromada. Porta com anteparo de vidro. Tramela de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
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Oratório de Salão – MO 136
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Dobradiças de ferro. Frontão de encaixe. Par de candelabros.
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Oratório de Salão – MO 149
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Frontão solto com encaixe. Tramela de madeira. Dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
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Oratório de Salão – MO 150
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Madeira com incisão. Policromia com presença de marmorizado. Douramento feito por folhas de ouro. Tramela de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
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Oratório de Salão – MO 166
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XIX e início do XX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Policromia predominante em azul, branco, amarelo, vermelho e tonalidades de marrom. Dobradiças de ferro. Puxadores de madeira. Acabamento conectivo feito por colagens, encaixes e pregos.
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Oratório de Salão – MO 167
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XIX e início do XX, que também apresenta a função de esmoleiro. Objeto confeccionado em chapa batida de metal fundido e moldado, apresentando policromia. Almofadas com anteparo de vidro. Gaveta falsa. Cofre instalado abaixo da base do oratório. Gravuras de santinhos. Cruz, torres e bandeirolas de encaixe. Acabamento conectivo feito por pregos e soldagens.
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Oratório de Salão – MO 274
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, apresentando policromia e douramento foscos devido ao verniz oxidado. Acabamento conetivo feito por colagens, pregos e cravos artesanais.
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Oratório Ermida – MO 168
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, provavelmente jacarandá, com policromia e douramento. Douramento com presença de esgrafito e punções. Imagem do Divino Espírito Santo em nicho ao alto, compondo uma espécie de relicário, que apresenta anteparo de vidro. Ferragens na fechadura e dobradiças. Espelho de fechadura. Marchetaria com madeira mais clara.
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Oratório de Salão – MO 174
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada. Anteparo de vidro. Chave e dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Não apresenta policromia, havendo a possibilidade desta ter sido completamente removida através de restauração.
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Oratório de Salão – MO 176
Oratório originário de Minas Gerais, presumivelmente do Norte de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Partes coladas, encaixadas e fixadas com cravos. Dobradiças e cravos de ferreiro.
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Oratório de Salão – MO 180
Oratório originário de Minas Gerais, presumivelmente datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento, composta por dez (10) partes. Policromia com presença de marmorizado. Anteparo de vidro (4,80 Kg). Acabamento conectivo feito por cravos, pregos, encaixes e colagens. Peso aproximado de 15,55 Kg (apenas oratório).
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Oratório de Salão – MO 178
Oratório originário do Rio de Janeiro, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando douramento. Anteparo de vidro na porta. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Espelho de fechadura e dobradiças de ferro.
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Oratório Lapinha – MO 195
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável de meados do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia, douramento e prateamento Policromia predominante em azul, vermelho e amarelo. Prateamento e douramento feito através de folha. Estrutura com dois nichos, sendo o superior mais alongado que o inferior. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Anteparo de vidro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagens em calcita entalhada com leve policromia. Cruz de madeira.
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Oratório Lapinha – MO 304
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia, douramento e prateamento. Policromia com tons predominantes em azul e vermelho. Moldura frontal com fenda para encaixe de anteparo de vidro, que está presente. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos
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Oratório Lapinha – MO 196
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco e verde. Douramento feito por folha de ouro. Estrutura com dois nichos, sendo o superior mais alongado que o inferior. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Anteparo de vidro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagens em calcita entalhada com leve policromia. Cruz de madeira.
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Oratório Lapinha – MO 197
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Verso com portinhola com tramela. Dobradiças de ferro. Pinos de madeira para encaixe de imagens. Acabamento conectivo feito por pregos e colagens. Oratório compondo conjunto com sete (07) esculturas religiosas: Cristo Crucificado (MO 197.1), Sant`Ana Mestra (MO 197.2), São Joaquim (MO 197.3) Nossa Senhora da Conceição (MO 197.4), São José (MO 197.5), São Joaquim (MO 197.6) e Santa Rita (MO 197.7).
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Oratório Lapinha – MO 198
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, verde, vermelho e branco. Prateamento e douramento feito através de folhas. Anteparo de vidro. Moldura frontal com fenda para recorte da cercadura. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos. Imagem provavelmente adaptada.
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Oratório Lapinha – MO 199
Oratório lapinha originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Cravos dispostos na área do frontispício. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos. Frutos confeccionados em cera. Folhagem confeccionada em tecido envernizado.
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Oratório Lapinha – MO 305
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e resquícios de douramento. Policromia com tons predominante em vermelho e amarelo. Moldura frontal com fenda para encaixe de anteparo de vidro, que está presente. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
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Oratório Ermida – MO 200
Oratório originário de Minas Gerais, datável da primeira metade do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e douramento. Policromia predominante em azul, vermelho, branco, rosa, marrom em gradações, contendo marmorizado. Dobradiças de ferro. Acabamento conetivo em minhoto, malhete, pregos e colagens. Espelho de fechadura com caixa. Fecho interno tipo aldrava ou de correr, possuindo orifício.
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Oratório de Salão – MO 204
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre final do século XVIII ou início do século XIX. Objeto em madeira recortada, entalhada e policromada. Ferragens antigas. Tons predominantes em azul, vermelho, branco amarelo e marrom. Acabamento conectivo feio por colagens e cravos.
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Oratório de Salão – MO 205
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada e policromada. Tramela interna de madeira. Fecho em gancho. Acabamento conectivo feito por cravos e colagens.
 
Oratório Ermida – MO 207
"Oratório originário de Minas Gerais, datável de fins do século XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando verso em compensado forrado por tecido. Douramento compondo detalhes, feito a base de folha de ouro. Três (03) anteparos de vidro. Pitões em madeira. Dobradiças de metal amarelo. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos."
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Oratório de Salão – MO 209
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada, entalhada, policromada. Base composta por mesa com gaveta. Dobradiças e cravos de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
 
Oratório – MO 211
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XIX. Objeto confeccionado em madeira entalhada e recortada, com policromia e douramento. Dobradiças de ferro. Fechadura de gancho. Acabamento conectivo feito por colagens e pregos.
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Oratório de Salão – MO 213
Oratório originário de Minas Gerais, datável da segunda metade do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia e resquícios de douramento. Dobradiças de ferro. Acabamento conectivo feito por colagens e cravos.
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Oratório de Salão – MO 215
"Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira entalhada e recortada, com policromia e douramento, apresentando oito (08) partes. Dobradiças de ferro e gancho. Cruz com incrustações em madrepérola e revestimento lateral em metal (provavelmente latão). Placa com a inscrição ""INRI"" feita em ouro. Mineral rosado. Acabamento conectivo feito por colagens, pregos e encaixes. "
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Oratório de Salão – MO 218
Oratório originário de Minas Gerais, datável do século XVIII. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, com policromia e douramento. Pintura a óleo. Anteparo de vidro à frente. Imagens de madeira coladas ao oratório. Detalhes em madrepérola e prata fundida e moldada. Presença de pregos de ferreiros nos pés. Verso do oratório removível, fixado com parafusos. Acabamento conectivo feito por colagens, pregos e parafusos. Compõe conjunto com as imagens em miniatura de Santo Antônio (MO 218.1) e Nossa Senhora do Carmo (MO 218.2), ambas confeccionadas pelo mesmo santeiro, inerentes ao oratório em questão. Cada escultura apresenta duas (02) insígnias.
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Oratório Ermida – MO 219
Oratório originário de Minas Gerais, datável entre o final do século XVIII e início do XIX. Objeto confeccionado em madeira recortada e entalhada, apresentando policromia.