sábado, 05 d dezembro d 2015 - Aberto de 12H00 às 21H00
15H00 - 16H00

Pastorinhas abrem comemorações do Natal no Museu do Oratório

05/12/2015 às 15H00

Grupos de Pastorinhas da comunidade de Padre Faria de Ouro Preto se apresenta no Museu do Oratório no dia 05 de dezembro, sábado. O encontro já é tradição no mês do Natal e integra as ações do Projeto de Valorização das Manifestações Culturais da Instituição. O grupo se apresenta a partir das 15 horas.

As Pastorinhas fazem parte das tradições culturais populares (sugerimos trocar por “da tradição cultural popular”) do Natal. Eles são formados por crianças e jovens que representam os personagens dos presépios (anjo, estrela, pastoras e pastores, florista, cigana, José e Maria). Elas visitam lugares onde foram montados presépios e cantam louvores ao Menino Jesus. Também recolhem esmolas, distribuem flores e dançam. O Museu do Oratório tem várias representações do nascimento de Jesus e com o intuito de salvaguardar esse patrimônio imaterial, vem realizando o encontro dos Grupos de Pastorinhas de Ouro Preto desde 2005.

Em Ouro Preto, tradicionalmente no Primeiro Domingo do Advento, as Pastorinhas começam a visitar as casas onde está exposta a representação do nascimento de Jesus, o presépio, para prestar homenagem ao Menino Deus. Essas visitas se encerram com a chegada dos Reis Magos no dia 6 de janeiro.

O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, no Adro da Igreja do Carmo, 28, Centro, Ouro Preto – MG.

Saiba mais sobre as Pastorinhas

As Pastorinhas foram introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVI. Esse bailado folclórico de origem portuguesa compõe-se de representações coloridas e movimentadas com cantos e danças dramatizados principalmente por moças, que seguem a Belém com o intuito de homenagear o menino Jesus, por isso estas representações tem as festas natalinas por referência.

Assim sendo esse bailado natalino foi se expandindo pelo Brasil afora e teve grande difusão no Nordeste e Sudeste do Brasil devido à atuação da Companhia de Jesus. Mesmo depois da expulsão dos Jesuítas, com o passar dos anos, o bailado foi se adaptando aos contextos em que ia se inserindo.

Encontro de Pastorinhas

Dia: 05 de dezembro de 2015

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo 28, Centro Ouro Preto

Contato: (31) 3551 5369

Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

9 + = 11