sábado, 07 d novembro d 2015 - Aberto de 12H00 às 21H00
18H30 - 19H30

Museu do Oratório recebe trio de músicos para apresentação na Série de Concertos

07/11/2015 às 18H30

Flauta, viola e violino dão tom à apresentação da Série de Concertos no Museu do Oratório, em novembro. Os músicos Marcelo Parizzi (flauta), Mariana Jelen (viola) e Gina Umstead (violino) se apresentam no dia 7 de novembro, às 18h30. Os ingressos para a apresentação são vendidos a R$10,00 na portaria do Museu, a partir do dia 04/11. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Mediante apresentação de comprovante de endereço, moradores de Ouro Preto não pagam ingresso.

Com longa experiência e reconhecimento, a união dos músicos e instrumentos traz composições de Carl Phillip Emanuel Bach, Jean Baptiste Loeillet, Joseph Haydn e Antonio Vivaldi, transitando entre a literatura musical dos séculos XVII e XVIII, além de uma peça do brasileiro Ernani Aguiar. “O repertório está focado em peças do período barroco e clássico, com uma intervenção de um duo belíssimo para violino e viola, do compositor Ernani Aguiar”, explica Marcelo. Ele explica que a viola, no lugar do violoncelo, proporciona uma sonoridade diferenciada: o timbre é brilhante e mais agudo. É a primeira vez que o trio de apresenta no Museu do Oratório.

Músicos

Mariana Jelen iniciou seus estudos em música com foco em violino. A partir do contato com Marylou Churchill (New England Conservatory), em Boston, EUA, toma gosto pela viola e se tornou mestre na University of Massachusetts em Amherst, EUA, sob orientação de Kathryn Lockwood em 2008. É educadora musical, focada no ensino instrumental e no aprendizado da performance, e professora do Departamento de Música da UFSJ, onde desenvolve suas atividades de ensino de graduação, coordena o programa de extensão Vivências Musicais e produz pesquisas relacionadas ao ensino de instrumento.

Gina Umstead é bacharel em Música (violino) pela Universidade do Estado do Pará, mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Performance-Violino pela Texas Tech University, Lubbock (EUA). Atuou na Lubbock Symphony Orchestra (2008-2012) e foi professora assistente no projeto Orquestra Jovem e na Universidade Texas Tech. Em 2013, tornou-se professora contratada na Universidade Estadual do Pará, nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Música (violino).

Marcelo Parizzi, flautista, é chefe do departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei. É professor de flauta transversal, flauta doce, música de câmara, história da música e cinesiologia aplicada à performance. Como instrumentista, atua como solista, solista de orquestras e camerista. Em 2004, foi o único representante da América Latina selecionado para a Master Class internacional, em Weggis na Suíça, ministrada pelo flautista James Galway, um dos maiores flautistas contemporâneos, fazendo parte de um grupo de 20 flautistas escolhidos entre centenas de flautistas do mundo inteiro.

Série de Concertos no Museu do Oratório

A Série de Concertos no Museu do Oratório acontece mensalmente e, em 2015, completa 15 anos, proporcionando aos visitantes e moradores de Ouro Preto uma excelente oportunidade de contato direto com o acervo do Museu, além de raros e belos espetáculos de música erudita com músicos reconhecidos e repertório variado. A Série de Concertos no Museu do Oratório é realizada pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez e pelo Museu do Oratório, com patrocínio da Gerdau, Oi e Cemig, pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Oi Futuro.

Para dezembro, a Série de Concertos no Museu do Oratório terá a seguinte apresentação:

05/12 – Antonio Guimarães (flauta) e Elisa Freixo (cravo)

Serviço – Série de Concertos no Museu do Oratório

Marcelo Parizzi (flauta), Mariana Jelen (viola) e Gina Umstead (violino)

Data: 7 de novembro de 2015 – sábado

Horário: apresentação às 18h30

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 – Ouro Preto.

Ingressos:

Inteira – R$ 10,00

Estudantes e idosos – R$ 5,00

Livre – moradores de Ouro Preto mediante comprovação de residência.

A retirada do ingresso pode ser feita a partir do dia 4 de novembro, na sede do Museu do Oratório, das 9h30 às 17h30.

Informações: (31) 3551-5369 – www.museudooratorio.org.br

Músicos

Série de Concertos no Museu do Oratório

05/12 – Antonio Guimarães (flauta) e Elisa Freixo (cravo)

Serviço – Série de Concertos no Museu do Oratório

Marcelo Parizzi (flauta), Mariana Jelen (viola) e Gina Umstead (violino)

Data: 7 de novembro de 2015 – sábado

Horário: apresentação às 18h30

Local: Museu do Oratório – Adro da Igreja do Carmo, 28 – Ouro Preto.

Ingressos:

Inteira – R$ 10,00

Estudantes e idosos – R$ 5,00

Livre – moradores de Ouro Preto mediante comprovação de residência.

Informações: (31) 3551-5369 – www.museudooratorio.org.br

Envie seu Comentário

Seu email não será divulgado. Os campos marcados com * são obrigatórios.

53 + = 63