Ensaio Aberto Coral Canto Crescente_Foto Iris Zannetti

 

Iniciado em 2012, o Coral Canto Crescente, é um projeto sociocultural do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, que possibilita a formação musical de 70 crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino de Ouro Preto, com idades entre 7 e 15 anos, que associa a música à elementos cênicos, indo além da postura tradicional dos coros.

O projeto é uma  alternativa para enriquecer a educação na rede escolar do município, incentivando a formação na área musical e favorecendo o desenvolvimento cultural de adolescentes de Ouro Preto.

Semanalmente, são realizadas diversas ações onde os alunos participam de atividades de prática do canto coletivo, percepção musical, expressão corporal, prática de dança, prática de exercícios técnicos para o aprimoramento dos recursos vocais e preservação da saúde da voz, estudo prático e teórico dos parâmetros fundamentais do universo musical e estudo (em nível elementar) da notação musical e prática da leitura e escrita de partituras, entre outros.

As aulas contam ainda com equipamento básico de sonorização, instrumentos musicais convencionais como teclado, violão, instrumentos percussivos (surdo, pandeiro, triângulo, egg shaker, caxixi, tamborim), e instrumentos musicais não convencionais, confeccionados artesanalmente com materiais diversos, tais como mangueiras/dutos de fios de instalações elétricas e tubos de PVC.

Os ensaios são realizados em uma casa ao lado do Museu e periodicamente os pais dos alunos são convidados para conhecer e participar de perto do trabalho que vem sendo realizado com essas crianças e adolescentes. O projeto Coral Canto Crescente conta com o patrocínio da Gerdau.