2013.05.15 - Oficina Fé Transformada em Arte (15)

 

O projeto de Valorização das Manifestações Culturais busca a preservação e a disseminação dos saberes e fazeres tradicionais, promovendo um vínculo do Museu com a população ouropretana. Por meio deste programa, o Museu do Oratório realiza eventos com grupos culturais tradicionais de Ouro Preto e região.

  • Ornamentação do Cruzeiro

Atividade cultural promovida pelo Museu do Oratório, que fornece materiais e suporte técnico para a ornamentação, em parceria com escolas da cidade.  A ornamentação de Cruzes acontece todo ano, e ocorre com o intuito de preparar as ruas para as festividades juninas.

  • Festa Junina 

Festa em homenagem aos Santos Juninos: São João, São Pedro e Santo Antônio. 

  • Encontro de Pastorinhas 

Apresentação de cantigas populares pelo Grupo de Pastorinhas do Bairro Padre Faria no Museu do Oratório, por conta das comemorações natalinas. Em Ouro Preto, tradicionalmente no Primeiro Domingo do Advento, as Pastorinhas começam a visitar as casas onde está exposta a representação do nascimento de Jesus – o Presépio – para prestar homenagem ao Menino Deus. Estas visitas se encerram com a chegada dos Reis Magos, no dia 6 de janeiro.